Dissertação
Contribution to the mechanical characterisation of unbond sub-base and base road pavements layers containing reclaimed asphalt pavements EVALUATED
As estradas são uma das mais importantes mais valias de qualquer país. Tem-se vindo a sentir um crescimento no incentivo ao uso de materiais alternativos na construção em geral bem como no que diz respeito às vias de comunicação. Do ponto de vista de desempenho mecânico, os materiais alternativos representam um desafio, principalmente no que diz respeito ao desempenho a longo prazo. A natureza e a composição de materiais alternativos é usualmente significativamente diferente dos agregados naturais, não sendo apropriado recorrer a certo tipo de ensaios. O principal objetivo desta dissertação é aprofundar o estudo quanto ao uso de materiais reciclados provenientes de construção e demolição na construção e reabilitação de estradas. O estudo foi direcionado para a avaliação do comportamento físico e mecânico, de uma mistura composta por 30% agregados reciclados provenientes de fresagem de pavimentos (BET-F(T)) e 70% de agregado natural britado de granulometria extensa (ABGE(T)), quando sujeito a às condições das camadas de base e sub base dos pavimentos. Este estudo foi realizado com base no ensaio triaxial cíclico. Foram estudadas as deformações permanentes e o comportamento resiliente para temperaturas de 20, 30 e 40ºC e graus de compactação de 95 e 100%. Os resultados revelam que as deformações permanentes obtidas são comparáveis com materiais naturais e o comportamento resiliente é comparável com agregados testados por outros autores. Conclui-se que o material é potencialmente utilizável para camadas estruturais de estradas
novembro 29, 2016, 9:0
Publicação
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Orientação
ORIENTADOR
Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)
Professor Auxiliar