Dissertação

Comparação de técnicas de tratamento de solos arenosos por biocimentação considerando a homogeneidade e seus efeitos na resistência à compressão simples EVALUATED

Pretendeu-se definir um método eficiente para aplicação de tratamento de solos arenosos por biocimentação. Testaram-se duas técnicas de preparação de provetes: i) pré-mistura de solo com bactéria, seguindo-se de injeção da solução de alimento, ii) injeção de bactéria seguido da solução de alimento. Em ambos os casos, as condições de injeção variaram: i) injeção tipo coluna de infiltração, ii) injeção com recurso a um tubo perfurado centrado. A homogeneidade do tratamento foi estudada através da avaliação de amostras retiradas de várias zonas dos provetes, do conteúdo em CaCO3 através de ensaios de lixiviação, com testes de porosimetria por intrusão de mercúrio, MIP e com determinação das concentrações em iões amónio NH4+ com reagente de Nessler. Imagens recolhidas em microscópio eletrónico de varrimento SEM e análises de difração de raios-X confirmaram a presença do mineral calcite. Os resultados mostraram a redução do diâmetro médio dos macroporos e um teor médio de CaCO3 variando entre os 1,8% e 4,6%, distribuído de forma heterogénea entre o topo e base e radialmente. Os provetes pré-misturados com bactéria foram os que mostraram maiores teores. O estudo da homogeneidade revelou teores em CaCO3 mais reduzidos nas secções inferiores dos provetes injetados com bactéria. Realizaram-se ensaios de compressão simples UCS para avaliar os ganhos de resistência e rigidez nos provetes tratados. Na comparação entre os valores medidos nos provetes de controlo e nos provetes tratados com bactéria verificou-se um incremento dos 18 kPa para os 150 kPa, demonstrando que o tratamento funcionou independentemente do método utilizado.
biocimentação, carbonato de cálcio, homogeneidade, MIP, UCS

novembro 5, 2019, 14:0

Publicação

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Orientação

ORIENTADOR

Maria Rafaela Pinheiro Cardoso

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Associado