Dissertação

Reforço Sísmico de alvenaria tradicional com faixas de GFRP e ancoragens. Ensaios de aderência e modelo de cálculo. EVALUATED

As paredes de alvenaria antiga são particularmente susceptíveis a modos de rotura quando submetidas a forças e deslocamentos horizontais para fora do plano da parede. No sentido de melhorar a resistência sísmica destas paredes, a STAP tem vindo a desenvolver uma solução de reforço inovadora relativamente pouco intrusiva através da colagem superficial de faixas de compósitos de fibras de vidro (GFRP) em uma ou nas duas faces das paredes de alvenaria. Nesta solução, a ligação entre as faixas de GFRP e a alvenaria é melhorada através de dispositivos de ancoragem. No sentido de estudar a aderência ?faixas de GFRP - alvenaria?, desenvolveu-se um programa experimental, tendo-se ensaiado 29 modelos físicos de paredes reforçados com faixas de GFRP e ancoragens. Entre as variáveis consideradas no programa experimental referem-se o espaçamento e o número de ancoragens e o tipo de carregamento (monotónico e cíclico). Adicionalmente, foi realizado um ensaio de controle num modelo reforçado com faixas de GFRP sem ancoragens. Os resultados experimentais são apresentados em valores máximos de força no GFRP, de momento flector a meio-vão e da extensão no GFRP. Estes resultados demonstram que a aplicação de ancoragens e o respectivo espaçamento têm um efeito importante na resistência e capacidade de deformação da parede reforçada. A partir dos resultados experimentais, formulou-se uma metodologia de dimensionamento aos estados limites últimos das secções de alvenaria reforçadas com faixas de GFRP e ancoragens, tendo-se obtido diagramas de interacção para paredes reforçadas quando sujeitas à flexão para fora do seu plano.
Paredes de alvenaria antiga, GFRP, Ancoragens ou conectores de confinamento, Perda de aderência ou descolamento, Comportamento para fora do plano.

julho 15, 2008, 14:30

Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente

Orientação

CO-ORIENTADOR

Jorge Miguel Silveira Filipe Mascarenhas Proença

Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECivil)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

António Manuel Candeias de Sousa Gago

Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECivil)

Professor Auxiliar