Dissertação
Reabilitação de pavimentos flexíveis através de reciclagem com cimento EVALUATED
Os pavimentos rodoviários logo após a sua construção começam a ser submetidos a acções diversas que conduzem a uma progressiva degradação da sua qualidade inicial. É assim fundamental estabelecer um programa de acompanhamento da evolução de pavimentos, no sentido de apoiar a decisão de intervir em determinada altura, de modo a repor a qualidade dos mesmos. A necessidade de preservação do meio ambiente obriga a que cada vez mais se recorram a técnicas que limitam a depredação dos recursos naturais. Com a elaboração deste estudo pretendeu-se avaliar a capacidade de carga de um pavimento submetido a uma reabilitação com recurso à técnica de reciclagem in situ a frio com cimento, e compara-la com a capacidade de carga do mesmo pavimento, desta vez submetido a um reforço normal com misturas betuminosas. Os resultados foram obtidos de ensaios de carga com deflectómetro de impacto, e interpretados tendo em conta os efeitos das condições climáticas em que foram realizados (temperatura do ar; temperatura das camadas betuminosas). Os ensaios permitiram caracterizar as misturas do ponto de vista da deformabilidade, resistência à fadiga e resistência às deformações permanentes. Deste modo pretendeu-se o estabelecimento de modelos de comportamento estrutural para cada uma das diferentes soluções ensaiadas.
novembro 20, 2009, 9:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
CO-ORIENTADOR
Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECivil)
Professor Auxiliar
ORIENTADOR
MARIA DE LURDES BAPTISTA DA COSTA ANTUNES
LABORATÓRIO NACIONAL DE ENGENHARIA CIVIL
Investigador Principal