Dissertação

Reabilitação de pavimentos flexíveis através de reciclagem com cimento EVALUATED

Os pavimentos rodoviários logo após a sua construção começam a ser submetidos a acções diversas que conduzem a uma progressiva degradação da sua qualidade inicial. É assim fundamental estabelecer um programa de acompanhamento da evolução de pavimentos, no sentido de apoiar a decisão de intervir em determinada altura, de modo a repor a qualidade dos mesmos. A necessidade de preservação do meio ambiente obriga a que cada vez mais se recorram a técnicas que limitam a depredação dos recursos naturais. Com a elaboração deste estudo pretendeu-se avaliar a capacidade de carga de um pavimento submetido a uma reabilitação com recurso à técnica de reciclagem in situ a frio com cimento, e compara-la com a capacidade de carga do mesmo pavimento, desta vez submetido a um reforço normal com misturas betuminosas. Os resultados foram obtidos de ensaios de carga com deflectómetro de impacto, e interpretados tendo em conta os efeitos das condições climáticas em que foram realizados (temperatura do ar; temperatura das camadas betuminosas). Os ensaios permitiram caracterizar as misturas do ponto de vista da deformabilidade, resistência à fadiga e resistência às deformações permanentes. Deste modo pretendeu-se o estabelecimento de modelos de comportamento estrutural para cada uma das diferentes soluções ensaiadas.
Pavimentos rodoviários, Reabilitação de pavimentos, Reciclagem de pavimentos, Capacidade de carga de pavimentos, Deflectómetro de impacto, Módulo de deformabilidade

novembro 20, 2009, 9:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

CO-ORIENTADOR

José Manuel Coelho das Neves

Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECivil)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

MARIA DE LURDES BAPTISTA DA COSTA ANTUNES

LABORATÓRIO NACIONAL DE ENGENHARIA CIVIL

Investigador Principal