Dissertação
Analysis of the implications of implementing the "Emissions Trading Scheme" on air transport:: the case TAP EVALUATED
O transporte aéreo é responsável por cerca de 2,5% a 3% de todas as emissões de dióxido de carbono (CO2), influenciando em parte as alterações climáticas. Motivado pelo enorme crescimento do transporte aéreo e dos impactes ambientais, o Parlamento Europeu aprovou uma directiva para incluir a aviação no Comércio Europeu de Licenças de Emissões(CELE). Assim, a partir de 2012 as companhias aéreas necessitarão de adquirir licenças correspondentes às suas emissões no espaço aéreo Europeu. Este estudo analisa as formas de inclusão da TAP no CELE. A proposta final estabelece que o total de emissões da TAP será limitado a 97% das suas emissões de 2005 e 95% em 2013. Foram também avaliadas outras propostas com diferentes limites e métodos de alocação concluindo-se que o "benchmarking" será a alternativa mais favorável para a TAP. Por fim serão igualmente estudados os impactes desta integração em termos de custos operacionais, preços dos bilhetes, volume de transporte, emissões de CO2 e competitividade. Verificou-se que estes impactes serão pouco significativos ao nível da estrutura económica da TAP e que tanto os preços das licenças, como os próprios limites estabelecidos, deverão ser bem mais severos.
julho 14, 2011, 15:0
Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente
Orientação
ORIENTADOR
Maria do Rosário Mauricio Ribeiro Macário
Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECivil)
Professor Auxiliar