Dissertação

Analysis of the implications of implementing the "Emissions Trading Scheme" on air transport:: the case TAP EVALUATED

O transporte aéreo é responsável por cerca de 2,5% a 3% de todas as emissões de dióxido de carbono (CO2), influenciando em parte as alterações climáticas. Motivado pelo enorme crescimento do transporte aéreo e dos impactes ambientais, o Parlamento Europeu aprovou uma directiva para incluir a aviação no Comércio Europeu de Licenças de Emissões(CELE). Assim, a partir de 2012 as companhias aéreas necessitarão de adquirir licenças correspondentes às suas emissões no espaço aéreo Europeu. Este estudo analisa as formas de inclusão da TAP no CELE. A proposta final estabelece que o total de emissões da TAP será limitado a 97% das suas emissões de 2005 e 95% em 2013. Foram também avaliadas outras propostas com diferentes limites e métodos de alocação concluindo-se que o "benchmarking" será a alternativa mais favorável para a TAP. Por fim serão igualmente estudados os impactes desta integração em termos de custos operacionais, preços dos bilhetes, volume de transporte, emissões de CO2 e competitividade. Verificou-se que estes impactes serão pouco significativos ao nível da estrutura económica da TAP e que tanto os preços das licenças, como os próprios limites estabelecidos, deverão ser bem mais severos.
Alterações Climáticas, Comércio de Emissões, Companhias Aéreas, Emissões de CO2, TAP, Transporte Aéreo

julho 14, 2011, 15:0

Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente

Orientação

CO-ORIENTADOR

Vasco Domingos Moreira Lopes Miranda dos Reis

IST

Especialista

ORIENTADOR

Maria do Rosário Mauricio Ribeiro Macário

Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECivil)

Professor Auxiliar