Dissertação

Application of BIM Technology in Building Design EVALUATED

Esta dissertação foca-se nas diferenças entre Building Information Modeling (BIM) e a tradicional metodologia de projecto em 2D, no contexto de um pequeno projecto de construção. A primeira parte desta tese compreende uma revisão do estado da arte em relação a BIM e em como esta nova abordagem metodológica e tecnológica difere da prática corrente em Portugal. Em Segundo lugar, o foco direcciona-se para o esforço de modelação (realizada em Autodesk Revit) e em como este processo se compara com o paradigma tradicional de design, a nível de esforço, produtividade e resultados obtidos, centrando-se em três diferentes ferramentas – Estimativas, Análise Energética e Visualização. Este trabalho reflecte as diferenças entre a abordagem paramétrica em BIM e o carácter bidimensional deste projecto. Neste sentido, o processo de modelação apresenta-se profundamente alterado, produzindo-se um modelo 3D que pode e deve ser utilizado de forma a se obter diferentes resultados e análises (de que são exemplo as ferramentas acima referidas) sem ser necessário voltar a modelar o projecto em outros softwares, o que acarta um ganho de produtividade. No que toca às ferramentas utilizadas, todas elas se revelaram muito úteis, produzindo resultados similares aos fornecidos pelo projecto original, utilizando apenas o modelo 3D e as funcionalidades disponíveis dentro do Revit. Como conclusão, este trabalho fortalece a ideia na indústria da construção e nos meios académicos no sentido de que o BIM apresenta marcados benefícios às empresas que estejam dispostas a nele apostar.
Building Information Modeling, Visualização, Análise Energética Conceptual, Estimação, Revit, Modelação

novembro 20, 2012, 18:30

Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente

Orientação

CO-ORIENTADOR

Ricardo Miguel de Matos Camarinha

Eight - Engenharia e Tecnologia

Especialista

ORIENTADOR

Alcínia Zita De Almeida Sampaio

Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura (DECivil)

Professor Auxiliar