Dissertação

Verificação da resistência à fadiga de juntas entre elementos tubulares de aço EVALUATED

Na presente dissertação estuda-se a resistência de juntas formadas por elementos tubulares de aço sob acções cíclicas estando, por isso, sujeitas ao fenómeno da fadiga. Entende-se por fadiga a diminuição gradual da resistência estrutural de um elemento sob a acção de cargas variáveis, que se manifesta pela propagação de fissuras nas zonas onde se verificam maiores flutuações de tensão. Os métodos estudados para determinar a duração à fadiga foram o método da classificação, presente na EN1993-1-9, baseado em categorias de pormenores de juntas do tipo K e N e o método da tensão hot-spot, o qual é de aplicação mais geral e tem por base a máxima tensão geométrica que se verifica na zona da ligação. Este método é descrito num documento do CIDECT, referido abreviadamente ao longo da dissertação através de CIDECT 8. Para os exemplos ilustrados, conclui-se que o método da classificação apresenta limites muito restritivos que, por isso, são diversas vezes desrespeitados. Esta situação verifica-se, em particular, para a espessura da parede dos elementos tubulares. Os resultados são bastante influenciados quando os parâmetros geométricos são superiores à gama que valida a aplicação deste método. Finalmente, comparando os resultados obtidos para juntas do mesmo tipo mas, formadas por perfis diferentes, conclui-se que a máxima tensão geométrica que se verifica nas ligações entre perfis RHS é superior à verificada nas ligações entre perfis CHS o que, consequentemente, leva os primeiros a apresentar, de forma significativa, menor duração à fadiga que os segundos.
Fadiga, juntas entre elementos tubulares, tensão hot-spot, categoria de pormenor, curvas S-N, duração à fadiga

abril 19, 2016, 15:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Pedro António Martins Mendes

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Associado