Dissertação
Stochastic Dynamics of Cooperation under Different Learning Rules EVALUATED
Compreender o enigma da cooperação na Natureza foi declarado um dos grandes desafios do século. A seleção natural, sendo o principal motor da evolução das espécies, promove a sobrevivência dos mais aptos, porém interações cooperativas prevalecem nos sistemas vivos. As relações entre indivíduos, seja como processos diádicos ou coletivos, são usualmente modeladas por jogos sociais, que se baseiam nas recompensas relativas das estratégias. No entanto, estas interações podem nem sempre ser impulsionadas por uma agenda egoísta, como maximização do fitness ou tomada de decisões racionais. Nesta tese, analisamos diferentes regras de revisão de estratégia, que podem ocorrer em sistemas sociais, recorrendo à análise de processos de Markov em larga escala. Primeiramente, começamos por descrever analiticamente a dinâmica estocástica da população decorrente de processos de atualização síncronos e assíncronos. Concluímos um impacto quase insignificante emergente desta distinção. Seguidamente, descrevemos a dinâmica da cooperação emergente da interação de diferentes paradigmas de revisão de estratégia: aprendizagem social (base), conformidade e pensamento contrafactual. Mostramos que a conformidade cria uma dinâmica biestável, independentemente dos dilemas que analisamos. Esse resultado só se altera quando aumentam os níveis de heterogeneidade da população. O pensamento contrafactual, por si, embora promova a cooperação em toda a população, falha em promover a cooperação entre aqueles que também aprendem por esta heurística. Além disso, mostramos que, embora uma ligeira prevalência de indivíduos recorrendo ao raciocínio contrafactual seja suficiente para modificar a dinâmica natural de cada dilema, será necessária uma quantidade significativa de agentes movidos pela conformidade para criar um impacto análogo.
outubro 6, 2021, 9:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Francisco João Duarte Cordeiro Correia dos Santos
Departamento de Engenharia Informática (DEI)
Professor Catedrático