Dissertação
Desafios para a Prototipagem e Caracterização Electromagnética de Dispositivos de Radiofrequência EVALUATED
As medidas de antenas e outros dispositivos de radiofrequência nem sempre são fáceis de executar. Determinados aspetos de projeto podem não ser compatíveis com os procedimentos habituais de medida e representam dificuldades técnicas que é importante ultrapassar. Também a construção de protótipos ou integração de sistemas representam desafios. Os objetivos deste trabalho são descrever alguns desses desafios enfrentados no Laboratório do Instituto de Telecomunicações e as contribuições do autor para as soluções. As contribuições referem-se a procedimentos de medida de antenas em campo distante e em campo próximo, medidas de dispositivos passivos, construção de protótipos, nomeadamente por maquinagem CNC, caracterização de materiais dielétricos usados no fabrico das antenas. Concretamente, a tese tem duas abordagens: na parte inicial da tese, descrevem-se com generalidade alguns exemplos de desafios ao nível de medidas e ao nível da prototipagem: medidas de agregados de antenas impressas, medidas de antenas com misturador integrado em ondas milimétricas, medidas de propagação através de redomas molhadas, caracterização de materiais dielétricos sólidos usados no fabrico de lentes e dielétricos fluidos usados para emular o comportamento eletromagnético de tecidos humanos; apresentam-se exemplos de integração de infraestruturas de medida, integração de elementos ativos em antenas e construção de uma lente dielétrica da banda Ka por maquinagem CNC. Na parte final da tese aprofunda-se um exemplo de medida de campo próximo de um prisma de metamaterial para demonstração do efeito de refração anómala previsto pela teoria, Os resultados obtidos indicam uma boa correlação com as previsões teóricas e de simulação.
dezembro 20, 2012, 11:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Carlos António Cardoso Fernandes
Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)
Professor Catedrático