Dissertação
Application of Scheduling Techniques to Teacher-Class Assigments EVALUATED
Nos dias de hoje, é fundamental ser-se o mais eficiente possível. No Instituto Superior Técnico, uma das tarefas que mais tempo consome na preparação do próximo ano letivo é a afetação de professores às unidades curriculares. A distribuição do serviço docente, denominação dada a esta atribuição, é um dos processos que tem que ser concluído para que tudo esteja pronto para o começo do ano letivo. Assim criamos um sistema com o objetivo de ajudar à realização desta tarefa. Este sistema está divido em 3 componentes: Plataforma Web, Base de dados, Solver TeachOpt. O Solver TeachOpt é a componente responsável por atribuir automaticamente os professores às unidades curriculares. A Literatura Cientifica mostra que não é comum ter esta tarefa realizada por si só. No entanto, revela que existem duas grandes áreas e técnicas que são utilizadas para realizar esta tarefa. Nós testamos tanto técnicas de Investigação Operacional, bem como técnicas de Inteligência Artificial. As Técnicas de Investigação Operacional consistem em resolver instâncias de modelos de programação inteira. Já as técnicas de Inteligência Artificial são baseadas em procuras locais. A partir dos testes que realizamos, concluiu-se que as técnicas de Investigação Operacional obtiveram o melhor desempenho. Estas conseguem rapidamente gerar soluções de alta qualidade. Apesar das soluções geradas poderem precisar de alguns ajustes manuais, o sistema reduz drasticamente o tempo que leva a fazer a toda a distribuição do serviço docente.
novembro 4, 2015, 13:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
João Emílio Segurado Pavão Martins
Departamento de Engenharia Informática (DEI)
Professor Catedratico
CO-ORIENTADOR
Maria Luísa Torres Ribeiro Marques da Silva Coheur
Departamento de Engenharia Informática (DEI)
Professor Auxiliar