Dissertação

Tales of Fear: Impact of Non-Diegetic Sound in a Horror EVALUATED

Um dos maiores desafios no desenvolvimento de jogos de terror é produzir uma experiência capaz de desencadear medo de forma adequada em qualquer jogador. Em particular, o som é uma componente que pode ter um forte impacto emocional, especialmente neste género. Embora tenham surgido estudos sobre técnicas de terror e áudio em media, ainda há muito por explorar sobre o impacto do som de fundo (incluindo música) que muda ao longo dum jogo de terror, em comparação com o uso permanente da mesma faixa durante toda a sessão. Assim, criámos hipóteses para verificar se o uso de várias faixas de áudio num jogo de terror conforme o mais apropriado para cada secção leva a reações afetivas mais fortes (tanto em relação às emoções e tensão percecionadas pelos utilizadores, como aos sinais fisiológicos), e, adicionalmente, se a frequência cardíaca (HR) permite definir a ansiedade dos jogadores. Para testarmos as hipóteses de estudo, desenvolvemos um jogo de terror em primeira pessoa, que altera a sua geração de áudio com base no estado mental desejado em cada secção. Os utilizadores jogaram a Versão A, com diferentes faixas de áudio não-diegéticas ao longo da experiência, ou a Versão B, que usa sempre a mesma faixa neutra, de início ao fim. Os resultados mostram que a Versão A desencadeou emoções positivas mais intensas e promoveu uma mudança mais acentuada de tensão relatada e frequência cardíaca entre as secções de jogo. No entanto, não foram encontradas correlações entre a evolução da tensão relatada e HR.
Tensão, Emoção, Trilha Sonora, Frequência cardíaca, Terror, Jogos de vídeo

novembro 22, 2021, 14:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Carlos António Roque Martinho

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado

ORIENTADOR

Sandra Pereira Gama

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar Convidado