Dissertação

Implementation of social deduction mechanics on a 4X strategy game EVALUATED

Os jogos de estratégia 4X são um subgénero pertencente ao género popular de jogos de estratégia, em que o foco dos jogadores está em estabelecer um império através de quatro áreas essenciais: explorar, expandir, extrair e exterminar. Embora seja um subgénero de jogos de estratégia bastante popular, reparamos que quanto às interações entre jogadores, particularmente ao nível de diplomacia, há uma tendência para abstraír tais interações através de elementos de jogo, sem se focar em comunicação direta entre jogadores, o que acaba por não estabeler um ambiente social que acreditamos ter potencial. Existem várias instâncias de experiências sociais em jogos que se focam nesta dimensão, particularmente jogos de dedução social, e colocamos a hipótese de que tais mecanismos podem ser aplicados com sucesso num jogo 4X existente graças à sua natureza multijogadora e de conflito inerentes, de modo a introduzir uma experiência mais social que complementa o jogo base. Com este trabalho, delineamos várias decisões de design de jogo observadas em trabalho relacionado que consideramos importantes, formalizando-as numa especificação de jogo, aplicando então numa implementação concreta utilizando como base o jogo de código livre Freeciv, realizando então testes através de partidas multijogador online para analisar como a experiência dos jogadores se alterou, e se a experiência social prevista foi estabelecida.
Jogos de estratégia 4X, Jogos de dedução social, Interações sociais, Freeciv

novembro 13, 2023, 16:30

Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente

Orientação

ORIENTADOR

Rui Filipe Fernandes Prada

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado