Dissertação
ErrorIST 2.0 - Geração de erros à la Carte EVALUATED
A avaliação de aprendentes de uma língua é uma tarefa que exige tempo e trabalho e que traz custos aos avaliadores. Mas e se os avaliadores pudessem gerar erros automaticamente e avaliar aprendentes? Neste documento, apresentamos o ErrorIST 2.0 à la Carte, uma ferramenta capaz de gerar e inserir erros em textos e, ainda, avaliar as intervenções humanas. A ferramenta implementada oferece diferentes tipos de erros - sintáticos, morfológicos, pontuação e ortográticos - que podem ser adaptados a diferentes contextos de avaliação, como a avaliação com estudantes ou editores. O sistema gera erros, tendo em conta as necessidades do avaliador, e insere-os em textos. Depois das intervenções dos estudantes e/ou editores, o sistema deteta as correções e atribui-lhes uma classificação. O ErrorIST 2.0 permite a inserção de erros genéricos e, também, de erros mais específicos de uma dada língua. Embora tenha como idioma principal o português, nesta tese, iremos testar o ErrorIST 2.0 em inglês e francês. O processo de avaliação das correções de forma automática é um desafio e embora o ErrorIST 2.0 não consiga substituir a intervenção humana, consegue reduzi-la em mais de 45%, dependendo do cenário de avaliação.
novembro 6, 2018, 18:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Maria Luísa Torres Ribeiro Marques da Silva Coheur
Departamento de Engenharia Informática (DEI)
Professor Auxiliar
ORIENTADOR
Centro de Linguística da Universidade de Lisboa & INESC-ID
Investigadora