Dissertação

Auditory Collaborative Surfaces EVALUATED

Ecrãs táteis de grandes dimensões são inerentemente utilizados para colaborar, no entanto não são acessíveis para todos os utilizadores. Pessoas cegas são excluídas do uso destes, sem interferência de um normovisual para ajudá-las. Esses ecrãs, denominados de tabletops, são propícios para colaboração devido ao seu tamanho, geometria, orientação e à capacidade de suportar a interação de vários utilizadores em simultâneo. Já houve esforços para tornar os tabletops acessíveis a pessoas cegas, mas o potencial de usá-las em atividades colaborativas permanece inexplorado. Para esse efeito, é necessário um leitor de ecrã multiutilizador com retorno apropriado para permitir que dois utilizadores cegos entendam o espaço de trabalho numa superfície com grande área para toques. Nesta dissertação, apresentamos o design e a implementação de um leitor de ecrã multiutilizador para tabletops, que suporta três modos diferentes para devolver feedback, variando na quantidade de informação transmitida sobre as ações realizadas de cada utilizador. Realizámos um estudo com 10 pessoas cegas para avaliar o efeito dos modos de feedback na percepção do espaço de trabalho e desempenho. Também analisámos o tipo de informação trocada durante as mesmas e registámos as estratégias de colaboração emergentes. Por fim, fornecemos implicações para o desenho de futuras ferramentas colaborativas orientadas a tabletops, para usuários cegos. Os nossos resultados mostram que a quantidade de feedback áudio fornecida não teve um efeito significante no desempenho. Gestos deíticos desempenharam um papel simbólico na colaboração com várias estratégias de entreajuda física, como deixar o dedo como referência e procurar pela mão do parceiro.
Mesa interativa, Leitor de Ecrã, Colaboração, Utilizadores Cegos, Feedback Áudio, Awareness

dezembro 26, 2019, 10:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Hugo Miguel Aleixo Albuquerque Nicolau

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Daniel Filipe Martins Tavares Mendes

INESC-ID

Investigador