Dissertação
PLEASED - PLayEr Affective Simulation for progrEssion Design EVALUATED
A geração procedimental de conteúdo é uma técnica utilizada em vários jogos. Mas se o jogo incluir muito conteúdo gerado desta maneira, torna-se difícil testar-lo com jogadores antes do lançamento do mesmo. Nestes casos é utilizado um agente de IA, para verificar todo o conteúdo, mas este apenas realiza validações básicas e não nos dá uma avaliação subjectiva como a de um jogador. Para estas situações, parece não existir uma maneira viável de testar grandes quantidades de conteúdo gerado procedimentalmente. Criámos uma metodologia que utiliza um agente afectivo para testar um jogo utilizando a personalidade e perícia de um jogador, de modo a que se obtenha algum feedback emocional numa sessão de playtesting. Este agente é uma combinação entre uma arquitectura de agentes afectivos e um modelo de personalidade. Apresentamos o PLEASED, uma implementação da nossa metodologia que utilizámos para testar esta abordagem. Para verificar a eficácia da nossa abordagem, desenhámos e desenvolvemos um jogo para ser avaliado pelo PLEASED. A eficácia do nosso sistema foi medida, comparando o feedback do mesmo com o feedback dos jogadores. Os nossos resultados sugerem que o PLEASED é mais adequado para simular jogadores casuais do que veteranos e, que estes últimos têm diferentes critérios para avaliação de jogos, em relação aos casuais.
novembro 10, 2017, 14:30
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Departamento de Engenharia Informática (DEI)
Professor Auxiliar