Dissertação

Virtual Tutor - Virtual Tutoring Agent using Empathy and Rapport Techniques EVALUATED

Entrar na Universidade é uma grande mudança para alguém, essa pessoa normalmente entra a sentir-se motivada. No entanto, quando as dificuldades começam a acontecer e a realidade de que o esforço é muito maior do que em estágios anteriores começa a chegar às suas mentes, os estudantes tendem a perder motivação e não conseguem encontrar os métodos certos de lidar com essas perdas de motivação, uns reprovam em unidades curriculares que normalmente teriam bom aproveitamento. Algumas universidades decidiram implementar um programa de tutoria no qual os estudantes são acompanhados por um tutor do Corpo Docente. Desejamos adicionar este programa um tutor virtual que esteja sempre disponível para o aluno de forma a ajudar emocionalmente. Aproveitámos a metáfora de dois personagens com personalidades diferentes para acompanhar o aluno no seu percurso escolar. Estudámos factores que ajudariam o estado emocional do aluno e atingimos os conceitos de rapport, empatia e relação. Realizámos um trabalho exploratório para averiguar se algum destes factores era mais importante que outros mostrando diferentes comportamentos para um tutor virtual no ambiente de uma aplicação móvel. Este projeto foi parcialmente apoiado por fundos nacionais através da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) com a ref. UID/CEC/50021/2013 e concessão de projeto Tutoria Virtual com ref. TDC/IVC-PEC/3963/2014
Empatia, Rapport, Relações, Tutoria Virtual, Inteligência Emocional, Educação

novembro 10, 2017, 16:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Carlos António Roque Martinho

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar