Dissertação

DogMate - Intent Recognition through Anticipation EVALUATED

Os sidekicks tendem a ter dificuldades em perceber os seus parceiros, nomeadamente o avatar do jogador, o que tem um impacto negativo na sua credibilidade. Neste trabalho, apresentamos um método para detectar algumas das intenções do jogador. Começamos por analisar a questão da credibilidade nas personagens sintéticas. Analisamos trabalhos relacionados que focam em melhorar a credibilidade das personagens baseado em técnicas antecipatórias, nomeadamente antecipando as acções de outras personagens. Com o objectivo de perceber a razão por detrás destas acções, propomos um modelo que relaciona intenções e acções e continuamos com a elaboração de uma framework que interpreta as intenções de uma acção baseado num mecanismo antecipatório. Implementamos essa framework num demonstrador no qual o seu propósito é controlar o comportamento do sidekick do jogador. Finalmente, apresentamos e analisamos os três aspectos abordados nos nossos testes: o reconhecimento das intenções do jogador, a sua interpretação e a eficiência da nossa solução. Os resultados indicam que a nossa solução pode ser usada para detectar algumas das intenções do jogador e, nesses casos, o reconhecimento é semelhante ao de um observador humano, sem impactos significativos no desempenho.
Intenções, Acções, Personagens Sintéticas, Videojogos

novembro 9, 2009, 14:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Carlos António Roque Martinho

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar