Dissertação
Learning Communities: Designing for Learning to cope with Complexity Designing for Learning to cope with Complexity EVALUATED
Esta dissertação apresenta o nosso projecto de investigação, estabelecido como um esforço exploratório para inquirir sobre o desenho, suporte e facilitação de contextos de aprendizagem baseados em comunidades. A motivação subjacente foi a obtenção de um melhor entendimento sobre os tipos de desenho e intervenções que podem ser concebidos para propiciar contextos de aprendizagem 'adequados'. Teoricamente, o nosso trabalho foi suportado numa epistemologia da prática e numa teoria de aprendizagem situada. A abordagem metodológica foi sustentada por princípios da investigação-acção e, portanto, a investigação envolveu dois casos empíricos que ocorreram em contextos académicos e profissionais. Os nossos resultados foram sintetizados em dois artefactos, nomeadamente uma framework para comunidades de aprendizagem e uma arquitectura de aprendizagem para comunidades de aprendizagem. O primeiro pretende caracterizar os atributos e processos de uma Comunidade de Aprendizagem. O segundo é uma arquitectura de aprendizagem, que visa explicitar quais os tipos de infra-estruturas e tensões a considerar ao abordar o desenho e o suporte de contextos de aprendizagem. Conjuntamente, estes artefactos constituem um referencial relevante, evidenciando aspectos e tensões pertinentes que devem ser tidos em conta no desenvolvimento de tais contextos. Devido à abordagem descrita, e à sustentação no conceito de prática, a relevância deste trabalho e dos artefactos produzidos tem implicações que se estendem ao próprio desenho organizacional. Como tal, concluímos com a apresentação da nossa proposta para futuros esforços investigacionais, definindo quatro caminhos que estendem a ligação entre o trabalho aqui apresentado e a Aprendizagem Organizacional.
novembro 11, 2009, 11:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
CO-ORIENTADOR
José Manuel Nunes Salvador Tribolet
Departamento de Engenharia Informática (DEI)
Professor Catedrático
ORIENTADOR
António Artur Ferreira da Silva
Departamento de Engenharia Informática (DEI)
Professor Associado Convidado