Dissertação

Softening the Learning Curve of Software Development Tools EVALUATED

Não obstante as tentativas para tornar o ciclo de desenvolvimento ágil, na industria de software, não é fácil para uma companhia implementar, manter e apresentar ao utilizador final ferramentas que suportem as várias etapas da aprendizagem. Como tal, os processos e ferramentas relacionadas com a aprendizagem, tendem a receber menos recursos no ciclo de desenvolvimento. Tendo este problema em consideração, foi desenvolvida uma framework para aprendizagem assistida por computador. Esta framework pretende aumentar a retenção dos materiais de aprendizagem, bem como minimizar a frustração do utilizador. Pretende-se igualmente manter os custos de desenvolvimento baixos. A curva de aprendizagem de um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) é discutida. O sistema de tutoriais embebidos integrado no IDE da OutSystems apresenta uma baixa retenção, o que por sua vez faz com que os utilizadores demorem algum tempo a solucionar uma tarefa. Esta dissertação apresenta uma framework que pretende melhorar os níveis de retenção de utilizadores que sejam expostos a este sistema de tutoriais, sem aumentar os seus níveis de frustração. Os vários componentes da framework são detalhados, e é argumentado que esta poderá ser integrada noutros produtos e sistemas inerentemente complexos. É igualmente discutido como é que esta solução foi integrada no sistema de tutoriais embebidos e são apresentados os resultados obtidos. O desafio está em combinar a simplicidade dos tutoriais interactivos, com a assistência oferecida pelos sistemas de tutoriais inteligentes.
Aprendizagem, Tutoriais Interactivos, Tutoriais Embebidos, Aumento da Retenção de Conhecimento, Formação em Software

novembro 7, 2011, 14:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

CO-ORIENTADOR

Rui Filipe Fernandes Prada

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Mário Rui Fonseca dos Santos Gomes

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado