Dissertação
Marketing em Tempo Real para o Sector da Banca: Metodologia para Gestão de Campanhas em Tempo Real EVALUATED
Face ao actual ambiente de competitividade, a importância do marketing para o sucesso do negócio tem vindo a aumentar em todos sectores. A rápida e constante evolução tecnológica trás novos desafios ao marketing, uma vez que, os consumidores têm hoje acesso à informação numa escala mundial tornando-se mais conhecedores e exigentes. Estes desafios são ainda maiores no sector financeiro devido ao clima de desconfiança que reina sobre as instituições financeiras no actual contexto económico. Para sobreviver e crescer nesta crise financeira, é fundamental que essas instituições realizem campanhas de marketing mais focadas, de modo a promover os seus produtos para segmentos apropriados, no tempo e no local certos. No decorrer dos últimos tempos, o paradigma de Marketing em Tempo Real tem-se tornado cada vez mais popular como um mecanismo do marketing para gerar e disponibilizar informações relevantes e actualizadas em tempo útil, de modo a permitir às organizações responder proactivamente às necessidades e exigências dos consumidores. Esta dissertação apresenta uma metodologia baseada neste conceito, pretendendo melhorar a qualidade do serviço de marketing no sector bancário. A metodologia proposta baseia-se na integração de quatro blocos interligados: Fonte de Dados; Módulo de Configuração; Motor de Regras de Marketing; e Módulo de Visualização de Indicadores e Gestão Alarmística. Com o encadeamento destes blocos, é esperado gerar um fluxo contínuo de informação de marketing em tempo real. A metodologia foi aplicada a dois cenários de negócios simulados com dados reais de um banco português.
junho 8, 2012, 16:30
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Gabriel César Ferreira Pestana
Departamento de Engenharia Informática (DEI)
Professor Auxiliar