Dissertação
My Dream Theater EVALUATED
Conflito é algo impossível de evitar na vida. É de grande importância resolver situações de conflito da melhor maneira possível, pois a sua não resolução ou mau manuseamento podem levar a eventos imprevisíveis com resultados negativos para todos envolvidos. Este trabalho pretende desenhar e validar um vídeo jogo educacional que suporta educadores na sua tarefa de ensinar sobre conflito e resolução de conflito a crianças. Este trabalho apresenta uma nova abordagem ao software de resolução de conflito pois cria um ambiente seguro no qual crianças podem experimentar diferentes abordagens à resolução de situações de conflito e perceber qual o seu efeito e porquê esse resultado. Para tal, o desenho de jogo proposto implementa vários conceitos de teoria social e de psicologia nas suas regras, seguindo vários princípios de desenho do campo de estudo de vídeo jogos educacionais. Este trabalho descreve a pesquisa efetuada nas duas principais áreas de interesse, conflito e jogos educacionais. As regras e mecânicas de jogo são então apresentadas, em conjunto com os princípios de desenho e educacionais seguidos. É então detalhado o processo de desenvolvimento de um protótipo que foi utilizado para validar o desenho de jogo através de várias sessões de testes efetuadas com crianças. Foram ainda implementadas ferramentas de suporte ao desenho, incluindo um simulador de jogo e algumas estratégias de jogo, que permitiram balancear o desenho. Finalmente, este trabalho descreve a implementação e os resultados obtidos de um modelo adaptativo o qual permite aos educadores personalizarem a experiência de jogo.
novembro 2, 2012, 9:0
Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente
Orientação
CO-ORIENTADOR
Ana Maria Severino de Almeida e Paiva
Departamento de Engenharia Informática (DEI)
Professor Associado
ORIENTADOR
Departamento de Engenharia Informática (DEI)
Professor Auxiliar