Dissertação

"Reconstrução de Objectos 3D Usando Kinect" EVALUATED

Actualmente, é possível digitalizar objectos tridimensionais recorrendo a dispositivos de baixo custo. Se por um lado a captura 3D está a tornar-se comum, decompor um objecto nos seus componentes não é trivial. A segmentação pode auxiliar a resolução deste problema, fornecendo dados suficientes para proceder à separação dos vários componentes. No entanto, esta segmentação pode não conseguir ceder informação completa e precisa sobre os mesmos. Num contexto em que está disponível um repositório digital com todos os componentes que podem pertencer a um objecto, os algoritmos de recuperação podem ser utilizados para permitir uma reconstrução mais robusta de um modelo 3D. Neste trabalho propomos uma solução de quatro fases para a reconstrução de objectos 3D digitalizados, compostos por componentes previamente registados num repositório. Utilizamos o Microsoft Kinect para capturar objectos e um algoritmo de segmentação baseado na cor que consegue decompor um objecto digitalizado num conjunto de sub-partes. Através da utilização de um algoritmo de recuperação baseado na forma, é possível realizar uma interrogação ao repositório para cada componente. Deste modo, conseguimos identificar que sub-parte corresponde a que componente virtual. Em seguida, um modelo 3D do objecto é reconstruído de acordo com os vários componentes recuperados. Esta abordagem tem diversas aplicações, deste entretenimento até indústrias como saúde ou mecânica. Para validar a nossa solução, implementámos e avaliámos um toy-problem. Utilizámos blocos LEGO, que possuem desafios semelhantes a aplicações reais de outros domínios. Os resultados obtidos permitem acreditar que a abordagem é promissora para trabalhos futuros.
Reconstrução, Captura, Segmentação, Recuperação.

outubro 11, 2013, 16:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Alfredo Manuel dos Santos Ferreira Júnior

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar