Dissertação

Using Secondary Tasks to Measure Cognitive Load in Games EVALUATED

Os video jogos estão a chegar a um nível de complexidade em que fica difícil de gerir para os desenvolvedores. Quando o foco principal está em corrigir bugs, a equipe de design pode ficar sem recursos para testar se a complexidade dos desafios presentes no jogo está adequada para a capacidade cognitiva actual do jogador. A falta desse ajuste pode deixar o jogador frustrado ou aborrecido ao invés de empenhado no jogo.\par Estimar a capacidade cognitiva do jogador pode ajudar a equipe de design a fazer escolhas informadas sobre como gerenciar a dificuldade dos desafios de modo a não gerar frustração. Neste momento no entanto essa métrica não parece ser amplamente utilizada neste contexto e não existe ferramentas que ajudem a obter essa métrica. Para abordar o problema este projecto aplica a base de conhecimento relacionada com medidas objectivas de carga cognitiva, com foco em tarefas secundárias, para desenvolver um plugin que correrá em paralelo com um jogo a ser testado de forma a conseguir estimar a carga cognitiva impingida num jogador para cada segmento do jogo. Este trabalho também espera confirmar a asserção que estímulos da tarefa secundária impingem menos carga cognitiva no jogador se forem dissimulados dentro do contexto da tarefa principal. Embora não fomos bem sucedidos em estimar a carga cognitiva através do plugin conseguimos determinar que apenas o estímulo dissimulado no contexto da tarefa principal não é suficiente para diminuir a carga cognitiva da tarefa secundária como tínhamos previsto. O efeito oposto aconteceu neste caso.
Carga Cognitiva, Memoria de Trabalho, Tarefa Secundária, Video Jogo, Desenvolvimento de Jogos, Teste de Jogo

novembro 13, 2023, 14:30

Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente

Orientação

ORIENTADOR

Carlos António Roque Martinho

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado

ORIENTADOR

Marta Barley de La Cueva Couto

INESC-ID

Investigadora