Dissertação

Move With Me: Serious Game for Rehabilitation of Children with Disorders of the Upper and Lower Limbs EVALUATED

Os objetivos desta tese eram criar uma ferramenta composta por vários jogos de exercício físico com a presença de um agente virtual destinado a um público infantil e aferir se com a utilização desta solução a motivação e empenho por parte das crianças aumenta. Analisámos o que era feito na área da reabilitação infantil, tanto na fisioterapia como na terapia ocupacional. Em seguida, investigamos algumas soluções existentes na área dos agentes na saúde e vários sistemas que utilizam o sensor Microsoft Kinect e averiguamos a existência de uma lacuna na implementação voltada para a reabilitação infantil. Prosseguimos com a descrição da nossa solução, dividindo esta em 3 partes: módulo dos jogos – onde descrevemos como os jogos funcionam e os seus principais objetivos; módulo do servidor – como os serviços que correm em segundo plano estão estruturados e as suas funções; módulo real-time – descrevemos como a aplicação de suporte ao terapeuta funciona e as suas principais funcionalidades. Descrevemos a implementação no nosso agente virtual, desde a sua arquitetura reativa tal como todo o processo intrínseco de desenvolvimento da personagem. Após a execução de toda a solução, foi iniciado o processo de avaliação da mesma. Esta foi dividida em duas partes: testes preliminares – aqui descrevemos os resultados empíricos dos testes efetuados em 10 crianças e a sua influência na adaptação de cada jogo; avaliação final – avaliamos 13 crianças em ambiente clínico, onde analisámos questionários e resultados do sistema. Os resultados obtidos foram consistentes com a nossa hipótese.
motivação, reabilitação, jogos sérios, microsoft kinect, agente de conversação personificado, deficiências motoras

novembro 12, 2015, 16:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Ana Maria Severino de Almeida e Paiva

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Catedratico