Dissertação

Co-creativity in Videogame Level Design EVALUATED

A motivação para este trabalho provém da ideia que existe potencial inexplorado no uso do computador como colega de trabalho para level designers de videojogos como fonte de estimulo criativo, não apenas como uma ferramenta, de forma a alcançar resultados, mais criativos do que aqueles criados de forma individual. A solução proposta consiste numa ferramenta co-criativa para desenho de níveis, com o objectivo de promover a criatividade através da parceria entre humano e computador na produção de conteúdo usando o editor de níveis do jogo Legend of Grimrock 2, explorando o paradigma do parceiro digital. A interface da solução pode ser usada para visualizar conteúdo gerado bem como para orientar o seu comportamento. As sugestões são geradas e iterativamente evoluídas por dois algoritmos genéticos e podem ser guiadas pelo designer nos domínios: innovation, objective e user map. Innovation gera conteúdo distinto do do designer, objective gera contúdo de acordo com certas características topologicas e user map gera conteúdo fortemente baseado no do designer. Os resultados mostram que esta abordagem pode ser promissora uma vez que toma em consideração os pequenos detalhes da interacção co-criativa como fonte de potencial estimulo criativo. Melhorias apontadas incluem uma forma de gerar padrões feitos pelo designer, contexto da selecção e uma forma de gerar sugestões on-demand ajudaram a definir uma direcção para trabalho futuro. Concluímos que graças a uma interface intuitiva, comportamento ajustável e flexível e um processo de interacção ágil, conseguimos proporcionar contribuições interessantes para a qualidade do processo co-criativo de level design.
Desenho de níveis, co-creatividade computacional, geração procedimental de conteúdo, algoritmos genéticos

maio 31, 2016, 14:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Carlos António Roque Martinho

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar