Dissertação

Interaction Techniques for CSG Modeling in VR EVALUATED

Várias áreas usam objectos e ambientes virtuais 3D que são modelados usando diferentes técnicas: sketching, primitivas, manipulação de malhas ou através CSG, uma ferramenta poderosa que permite a geração de modelos mais complexos através da combinação de outros mais simples. Este conteúdo é principalmente produzido com input e output tradicional em 2D. Esta diferença nos graus de liberdade para com interações físicas é contra produtiva. Avanços no hardware de Realidade Virtual tornou o tracking e os HMD mais precisos, confortáveis e económicos. RV permite aos utilizadores operar com os mesmos graus de liberdade que usariam no mundo físico, o que pode acelerar tarefas de manipulações e modelação 3D. Em RV, os utilizadores não conseguem ver o seu corpo, sendo preciso encontrar estratégias para dar aos utilizadores noção da posição do corpo, ou pelo menos das partes que usam para desempenhar as tarefas. Nós propomos duas técnicas para realizar operações booleanas entre dois objectos em RV, baseada em gestos 3D e em menus. Para comparar estas abordagens com uma abordagem tipo, que usa comandos físicos, desenvolvemos um protótipo que implementa essas três técnicas e que utiliza duas formas de representação do corpo: avatar de corpo completo ou duas esferas representando as mãos. Realizamos testes com utilizadores e os resultados mostram-nos que não existe diferença significativa na eficiência de CSG entre técnicas. Os utilizadores preferiram a abordagem dos menus devido ao seu feedback imediato. Descobrimos também que o avatar de corpo completo teve impacto negativo na eficiência neste tipo de tarefas.
CSG, Operações booleanas, Modelação 3D, Realidade Virtual, Avatar, Técnicas de interação

novembro 11, 2016, 10:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Joaquim Armando Pires Jorge

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Catedrático

ORIENTADOR

Alfredo Manuel dos Santos Ferreira Júnior

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar