Dissertação

Monitoring Student's Curricular Performance in Higher Education EVALUATED

Actualmente os estudantes do ensino superior são expostos a grandes níveis de stress, sendo constantemente assediados com distracções que comprometem o seu desempenho e objectivos referentes ao estudo e resultados de aprendizagem. Da mesma forma, instituições de ensino superior não têm ao seu dispor ferramentas adequadas a acompanhar, em tempo real, o desempenho curricular dos estudantes. Este facto é responsável pelo atraso na identificação de problemas de estudo, que por sua vez tem um impacto negativo na qualidade da instituição de ensino. O problema pode lidado com o uso de um sistema de monitorização que acompanha o desempenho dos estudantes ao longo do seu percurso curricular. Facultar professores e alunos com um cockpit informacional que evidencia um conjunto de indicadores, permitirá o acompanhamento da evolução e progresso dos estudantes de acordo com os objectivos de aprendizagem referentes a cada instituição do ensino superior. Aliado com mecanismos de alerta, um cockpit aumentaria significativamente o controlo que estudantes, professores e instituições teriam sobre as suas actividades. Ao aplicar conceitos usados actualmente no mundo empresarial, é proposto um modelo de monitorização de actividades em tempo real, definindo componentes estruturais chave tais como modelos de informação, modelos de monitorização e desenho e dashboards aplicados ao ensino superior.
Monotorização de Actividades de Negócio, Ensino Superior, Dashboard, Indicadores

novembro 10, 2014, 0:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Gabriel César Ferreira Pestana

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Prof Auxiliar Convidado