Dissertação

Believable Interactions Between Synthetic Characteres EVALUATED

É frequente a necessidade do jogador humano de interagir e cooperar com personagens sintéticos, que por sua vez também interagem e cooperam entre si. No entanto, a não ser que a acção seja estritamente linear e parametrizada, a expressão de interacção é muitas vezes confusa, e de difícil leitura para o jogador. Este trabalho explora a forma em como os princípios de animação tradicional podem ser aplicados à expressão de interacção entre actores, tanto sintéticos como humanos, e tornar a comunicação e a cooperação mais credível e a experiência mais imersiva. Para validar o nosso trabalho, implementámos o nosso modelo num jogo multi-jogador de desporto, no qual cada personagem é um jogador artificial, e pedimos a participantes que vissem vídeos das interacções e respondessem a perguntas relacionadas com os vídeos. Os dados que recolhemos sugerem que a nossa abordagem não só melhora significativamente a credibilidade como também torna as interacções entre os agentes mais fáceis de compreender e a acção mais fácil de interpretar.
credibilidade, interacção entre agentes, videojogos, intenções, antecipação

junho 2, 2015, 10:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Carlos António Roque Martinho

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar