Dissertação

Parallel GPU Boolean Evaluation for CSG Ray-Tracing EVALUATED

Apresenta-se um novo algoritmo para realizar a avaliação booleana em paralelo para o ray-tracing de Geometria Sólida Construtiva em GPUs, utilizando OpenCL. Usando um paradigma de travessia de raios que guarda todos os pontos de intersecção ao longo do raio, em conjunto com uma lista contendo todas as intersecções entre o raio e os objetos sólidos na cena, nós determinamos as secções do raio que realmente pertencem ao objeto composto, em dois passos. Primeiro, combinamos todas os segmentos de intersecção em partições do raio, ordenados por distância à origem do raio. Depois, usando álgebra booleana simples, avaliamos os objetos nas partições com todas as árvores CSG envolvidas. Demonstra-se que ao usar a nossa solução, cenas CSG complexas podem ser renderizadas efetivamente quando comparado com um algoritmo do estado da arte que corre no CPU. Nós alcançamos acelerações de 42% no mesmo CPU hardware, e até 31% ao executar o algoritmo no GPU, em algumas cenas.
CSG, Avaliação Booleana, GPGPU, Ray-Tracing, OpenCL

novembro 16, 2017, 15:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

João António Madeiras Pereira

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado

ORIENTADOR

Vasco Alexandre da Silva Costa

VIMMI-INESC-ID

Investigador Júnior