Dissertação
Towards a Persona-coherent Conversational Agent EVALUATED
Os Sistemas de Diálogo estão no centro do NLP desde a incepção. Com enorme variedade de aplicações, este tipo de sistemas é particularmente interessante como interface, dando a hipótese de uma experiência mais natural e conveniente ao utilizador. No contexto de Apoio ao Cliente, sistemas de diálogo goal-oriented são amplamente usados, ajudando os utilizadores a completar tarefas específicas. Tradicionalmente, estes sistemas eram criados a partir de de arquiteturas knowledge-based. No entanto, o crescimento do Deep Learning e a disponibilidade de dados facilitou o desenvolvimento de sistemas de diálogo neuronais, que podem ser treinados end-to-end. Um exemplo deste tipo de sistemas é o Transformer, um modelo baseado em auto-atenção que atingiu resultados estado da arte em múltiplas tarefas de Processamento de Língua Natural. Apesar de tudo, estes sistemas ainda apresentam algumas lacunas, particularmente em termos de escalabilidade. A necessidade de grandes quantidades de dados e poder computacional considerável pode ser um impedimento, especialmente em situações onde múltiplas entidades devem ser representadas. Em Sistemas Goal-Oriented, esta limitação torna-se mais evidente, considerado Apoio ao Cliente multi-marca, visto que cada marca deve comunicar de forma diferente com os seus utilizadores, o que significa que um modelo deve ser desenvolvido e mantido para cada marca. Em sistemas Open-Domain, um problema análogo surge quando são consideradas situações em que múltiplas personagens devem ser representadas.
novembro 22, 2021, 18:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Maria Luísa Torres Ribeiro Marques da Silva Coheur
Departamento de Engenharia Informática (DEI)
Professor Associado
ORIENTADOR
Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)
Professor Associado