Dissertação

Towards a Persona-coherent Conversational Agent EVALUATED

Os Sistemas de Diálogo estão no centro do NLP desde a incepção. Com enorme variedade de aplicações, este tipo de sistemas é particularmente interessante como interface, dando a hipótese de uma experiência mais natural e conveniente ao utilizador. No contexto de Apoio ao Cliente, sistemas de diálogo goal-oriented são amplamente usados, ajudando os utilizadores a completar tarefas específicas. Tradicionalmente, estes sistemas eram criados a partir de de arquiteturas knowledge-based. No entanto, o crescimento do Deep Learning e a disponibilidade de dados facilitou o desenvolvimento de sistemas de diálogo neuronais, que podem ser treinados end-to-end. Um exemplo deste tipo de sistemas é o Transformer, um modelo baseado em auto-atenção que atingiu resultados estado da arte em múltiplas tarefas de Processamento de Língua Natural. Apesar de tudo, estes sistemas ainda apresentam algumas lacunas, particularmente em termos de escalabilidade. A necessidade de grandes quantidades de dados e poder computacional considerável pode ser um impedimento, especialmente em situações onde múltiplas entidades devem ser representadas. Em Sistemas Goal-Oriented, esta limitação torna-se mais evidente, considerado Apoio ao Cliente multi-marca, visto que cada marca deve comunicar de forma diferente com os seus utilizadores, o que significa que um modelo deve ser desenvolvido e mantido para cada marca. Em sistemas Open-Domain, um problema análogo surge quando são consideradas situações em que múltiplas personagens devem ser representadas.
Adapter, Aprendizagem Profunda, Inteligência Artificial, Processamento de Linguagem Natural, Sistemas de Diálogo, Transformer

novembro 22, 2021, 18:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Maria Luísa Torres Ribeiro Marques da Silva Coheur

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado

ORIENTADOR

André Filipe Torres Martins

Departamento de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (DEEC)

Professor Associado