Dissertação

Intelligent Tutoring System for Engineering Courses EVALUATED

Apresentamos uma abordagem para o desenvolvimento de um Sistema Tutorial Inteligente para cursos de engenharia, cujo objetivo é gerar exercícios que consistem em questões de escolha múltipla como forma de auto-avaliação do conhecimento dos alunos. Esta abordagem providencia correção automática e feedback sem ser preciso a intervenção por parte do professor. As principais contribuições desta tese são a geração de opções erradas que abordam equívocos comuns que os alunos têm, a geração de feedback informativo e com boa qualidade, e a geração de sequências de exercícios com o principal objetivo de ajudar os alunos a progredir rapidamente e providenciar uma melhor experiência de aprendizagem. A metodologia consiste em primeiro gerar exercícios de escolha múltipla e as respetivas opções erradas. Depois, o feedback é gerado, e diferentes instâncias da mesma atividade são criadas de forma a que os estudantes possam ter uma versão diferente do exercício dos colegas. Também apresentamos uma abordagem à geração de sequências de exercícios que permite o sistema desenvolvido selecionar uma atividade para o aluno praticar depois de completar o exercício atual. O sistema foi avaliado através de dois casos de estudo num cenário real com alunos de uma cadeira de Inteligência Artificial. Acreditamos que este sistema possa ser bastante útil para complementar as aulas e a experiência de laboratório, visto que consegue identificar falhas no conhecimento do aluno, ajudá-los a reter informação sobre a matéria a ser lecionada, promove estudo autónomo e alivia o trabalho do professor ao remover tarefas repetitivas e automatizá-las.
Perguntas de escolha múltipla, Geração de exercícios, Correção automática, Opções erradas, Feedback, Sequências de exercícios

novembro 23, 2022, 9:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Manuel Fernando Cabido Peres Lopes

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado