Dissertação
Using gamification to increase learners’ engagement in MOOCs EVALUATED
Os cursos online abertos e massivos (MOOC) mostram circunstâncias excecionais de aprendizagem no ensino superior. No entanto, um dos principais problemas encontrados nos MOOC é o baixo grau de envolvimento dos participantes, que se podem refletir nas baixas taxas de conclusão dos cursos, baixa participação nas atividades do curso, entre outros. De acordo com nossa pesquisa, este problema pode ser resolvido com um aumento da motivação dos inscritos, com base numa teoria motivacional. A gamificação pode desempenhar um papel importante na Teoria da Autodeterminação (SDT), e é apontada como uma boa forma de aumentar a motivação extrínseca e intrínseca através da aplicação de mecânicas de jogo, que podem ser atraentes para alunos das áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM). O Gamma Técnico é um software de gamificação que foi instalado na plataforma MOOC Técnico, com o objetivo de aumentar a motivação, o número de atividades e a retenção dos utilizadores através de elementos de jogo. Para avaliar se tal é verdade, foram realizados duas demonstrações em três diferentes cursos online, que correram na plataforma MOOC Técnico. A partir dos dados recolhidos, notas dos cursos, eventos do Gamma Técnico, respostas a um questionário e entrevista a uma das tutoras de um dos cursos gamificados analisámos o comportamento dos inscritos nestes cursos online e desempenho das demonstrações realizadas. Uma avaliação do desempenho do software foi então abordada, na tentativa de resolver o baixo grau de envolvimento dos alunos num futuro próximo.
setembro 15, 2021, 9:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Miguel Leitão Bignolas Mira da Silva
Departamento de Engenharia Informática (DEI)
Professor Associado