Dissertação

Moodle Gamification applied to Higher Education EVALUATED

Tendo em conta que os alunos crescem com a tecnologia digital, os professores podem servir-se da mesma para solucionar problemas que surgem durante o longo processo de aprendizagem, como tal, estes podem utilizar as plataformas Learning Management System para auxiliar e dinamizar a o método de aprendizagem. Gamificação é a utilização de elementos de design de jogos em contextos de não jogo e tem como objetivo fornecer motivação intrínseca e extrínseca aos participantes. O objetivo deste trabalho consistiu na aplicação de gamificação a um LMS, mais especificamente na plataforma Moodle, de forma a motivar o empenho dos alunos na cadeira de Portfólio Pessoal 1. A avaliação deste trabalho foi suportada por questionários e entrevistas com os alunos que participaram neste ensaio. Com base nos resultados a proposta demonstrou resultados positivos a nível da gamificação, mostrando ser eficaz na motivação dos alunos na realização das tarefas propostas, na melhoria da interação entre os mesmo e no uso do moodle para partilha de materiais. Nem tudo foi positivo, percebeu-se que a aplicação de gamificação usada não suportou os objectivos pretendidos, pois apresentou alguns bugs que influenciavam a atribuição de XP. Neste estudo percebeu-se ainda que a gamificação é um tema a ter em conta no processo educativo actual e que deve ser introduzido noutras unidades curriculares.
E-learning, Sistema de Gestão de Aprendizagem, Gamificação, Moodle, Motivação/Envolvimento, Ensino Superior

setembro 17, 2021, 9:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Sofia De Sá Moutinho Pereira

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar Convidado

ORIENTADOR

Miguel Leitão Bignolas Mira da Silva

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado