Dissertação
Moodle Gamification applied to Higher Education EVALUATED
Tendo em conta que os alunos crescem com a tecnologia digital, os professores podem servir-se da mesma para solucionar problemas que surgem durante o longo processo de aprendizagem, como tal, estes podem utilizar as plataformas Learning Management System para auxiliar e dinamizar a o método de aprendizagem. Gamificação é a utilização de elementos de design de jogos em contextos de não jogo e tem como objetivo fornecer motivação intrínseca e extrínseca aos participantes. O objetivo deste trabalho consistiu na aplicação de gamificação a um LMS, mais especificamente na plataforma Moodle, de forma a motivar o empenho dos alunos na cadeira de Portfólio Pessoal 1. A avaliação deste trabalho foi suportada por questionários e entrevistas com os alunos que participaram neste ensaio. Com base nos resultados a proposta demonstrou resultados positivos a nível da gamificação, mostrando ser eficaz na motivação dos alunos na realização das tarefas propostas, na melhoria da interação entre os mesmo e no uso do moodle para partilha de materiais. Nem tudo foi positivo, percebeu-se que a aplicação de gamificação usada não suportou os objectivos pretendidos, pois apresentou alguns bugs que influenciavam a atribuição de XP. Neste estudo percebeu-se ainda que a gamificação é um tema a ter em conta no processo educativo actual e que deve ser introduzido noutras unidades curriculares.
setembro 17, 2021, 9:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Departamento de Engenharia Informática (DEI)
Professor Auxiliar Convidado
ORIENTADOR
Miguel Leitão Bignolas Mira da Silva
Departamento de Engenharia Informática (DEI)
Professor Associado