Página Inicial


O GCLRMN dedica-se principalmente à investigação de sistemas complexos de matéria mole, incluindo cristais líquidos, polímeros, líquidos iónicos e diferentes sistemas moleculares com propriedades de auto-organização à escala nanométrica. Entre os principais tópicos de investigação do grupo incluem-se estudos fundamentais sobre a relação entre as características dos materiais em termos de arquitectura molecular e a respectiva estrutura das fases e dinâmica molecular. Para além do carácter fundamental deste tipo de investigação, procura-se contribuir para um conhecimento sistemático de propriedades físicas relevantes em termos tecnológicos, por exemplo: índices de refracção, constantes dieléctricas, susceptibilidades magnéticas, constantes elásticas e viscosidades. São também realizados estudos aplicados de desenvolvimento de novas células electro-ópticas do tipo LCD.

Recentemente têm sido também realizados trabalhos de investigação por RMN aplicada ao estudo de sistemas complexos relevantes para a indústria alimentar e farmacêutica.

A ressonância magnética nuclear constitui a técnica experimental em que o grupo mais se tem distinguido, incluindo no que respeita ao desenvolvimento de equipamento com características tecnológicas inovadoras. Parte do equipamento de RMN disponível tem vindo a ser desenvolvido pelo próprio grupo em colaboração com o DEEC do IST